• Alho-poró

Psicologia das Cores


Você já deve ter escutado sobre a psicologia das cores, não é mesmo? É assim que é chamado o estudo sobre como as pessoas reagem às cores.

Cada cor gera uma sensação. Dependendo da sua experiência, ela pode ser positiva ou negativa.

Estudos afirmam que ambientes vermelhos fazem você comer mais e lugares com paredes azuis te deixam mais sereno.

As cores influenciam muito no marketing e é comum as marcas do mesmo segmento usarem as mesmas cores.

Vermelho

Uma das cores mais simbólicas do mercado, pode significar paixão ou fome.

Burger King e MC Donalds, duas grandes empresas do ramo alimentício, usam essa cor em suas marcas. Além disso, o vermelho é muito usado em campanhas de promoção, devido à sensação de alerta que chama atenção.

Laranja

É uma cor enérgica que desperta o ânimo das pessoas e estimula a criatividade. Nickelodeon e JBL são exemplos de marcas que usam, ambas com o objetivo de se comunicar com o público mais jovem.

Amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo possui característica de estimulante de apetite. MC Donalds e Burger King tem a cor no logo também.

No entanto, se usada separadamente, a cor pode transmitir a ideia de otimismo. No marketing, o uso do amarelo é muito comum em Call To Actions (Chamada Para Ações). Isso acontece porque a cor consegue chamar a atenção do usuário e fazê-lo se concentrar em detalhes específicos da landing page, por exemplo.

Verde

Remete à natureza, mas a cor também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambientes. Geralmente é usado em lojas, hospitais e centros de saúde. Animal Planet e Greenpeace utilizam a cor verde.

Azul

O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor. Além disso, é uma cor que estimula a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso.

PayPayl e Samsung utilizam o azul escuro. A cor é mais comum em ambientes e logos corporativos, onde o poder e a confiança são reforçadas pela sobriedade da cor.

Roxo

A cor é historicamente conhecida como cor da nobreza. Também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. O roxo é capaz de transmitir a sensação de mistério e espiritualidade. Marcas de produtos de beleza como Aussie usam essa cor.

Rosa

O rosa suave indica delicadeza, inocência, romantismo e proteção. Já os tons mais intensos como da marca Barbie e Victoria’s Secret estão relacionados à modernidade. A cor transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo e diferenciado.

Branco

É denominada como a “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. No marketing, o branco é utilizado como cor prevalecente em blogs e materiais ricos.

Preto

É a cor mais poderosa e neutra. Símbolo de elegância e sofisticação, usada por marcas como Empório Armani e Chanel.

Cinza

Passa uma ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo e tende a ser utilizado em design corporativo. Empresas do segmento de tecnologia como Nissan e Apple utilizam a cor em seus logos.

Vai me dizer que cor não é importante?


62 visualizações

(47) 99666-1092 ou clique aqui para abrir no WhatsApp

contato@alho-poro.com

De seg. a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h

Atendimento em todo o Vale Europeu

Acompanhe nosso trabalho também em:

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone