• Duda

Segmentação de público do Google Adwords


A gente já mostrou aqui no blog a força do Google Adwords nos últimos anos e apontamos também, 5 erros que você pode estar cometendo nele. Mas você sabe o por que do Google Ads, se bem administrado, ser uma ferramenta tão assertiva? 🤔 Senta aí que a gente te explica!

Você já parou para pensar onde é o primeiro lugar que você vai quando precisa de uma resposta imediata? A gente não é adivinho, mas há 90% de chances da sua resposta ter sido o Google! Além dele ser o queridinho na hora de pesquisar as coisas, ele direciona os anúncios para os usuários certos de maneira mágica… Só que não! O que acontece não tem nada a ver com poderes e muito menos feitiçaria. Estudo e análise das melhores formas de segmentar um anúncio são o que fazem ele atingir os usuários que são os seus possíveis clientes.

Para que a gente continue, precisamos entender bem o conceito de segmentação de anúncio. Basicamente, é uma série de configurações que podem abranger ou restringir a veiculação do seu anúncio. O propósito disso é que ao final, você só anuncie para o público alvo que tenha realmente interesse pelo que você está oferecendo em suas campanhas. Agora você está pronto para conhecer quais são os tipos de segmentação e como utilizá-los.

Segmentação Geográfica

Ao escolher segmentar com a opção geográfica, o Google Adwords restringirá a exibição de suas campanhas por região. Nesse caso, seus anúncios serão direcionados para um público em um lugar específico. Se você possui uma loja de roupas que entrega apenas para Santa Catarina, não adianta anunciar para São Paulo, né? Por mais que esse público queira comprar o produto, você não poderá entregá-lo e você só irá desperdiçar o seu dinheiro.

👉 Esse tipo de segmentação deve ser escolhido sempre que o negócio for regional ou têm restrições de atendimento em algumas regiões.

Segmentação Demográfica

Talvez essa seja uma das maneiras mais eficazes de segmentar seu público alvo no Adwords. Isso porque a segmentação demográfica direciona os anúncios de acordo com a faixa etária e gênero. Se você tem um público predominantemente masculino, entre 24 e 45 anos, e aplica essa configuração, você consegue exibir suas campanhas apenas para esse público em específico.

👉 Esse tipo de segmentação é indicado para maioria dos negócios, isso porque dificilmente existe uma empresa que atenda a todos os tipos de pessoas. Concorda?

Segmentação por público ou interesse

Com um nível de direcionamento ainda maior, essa segmentação exibe anúncios com base no interesse demonstrado pelo próprio público. Isso acontece porque o Adwords “monitora” os seus usuários e seleciona anúncios que estejam relacionados com categorias em que o seu público entrou em contato e, claro, demonstrou interesse.

Um exemplo disso é uma loja com várias marcas. Com essa ferramenta é possível você criar um anúncio para o público que demonstrou interesse na marca X, um para os interessados na Y e outro para a Z.

Dessa forma, você será mais assertivo e oferecerá algo que tem grandes possibilidades do público alvo adquirir, pois ele mesmo já lhe mostrou que tem interesse em outras ações. Além disso, você deixa de tornar a abordagem massiva e torna ela mais personalizada para o usuário.

Segmentação por Dispositivo

Como o próprio nome já sugere, essa segmentação restringe a exibição de anúncios com base no tipo de dispositivo de acesso que o seu potencial consumidor utiliza. Com o crescimento da utilização do Mobile, chegando a ser superior ao acesso pelos computadores de mesa e notebooks, essa é uma ótima forma de segmentar público. Além disso, um mesmo usuário que acessa pelo computador de mesa e depois pelo smartphone pode ter prioridades diferentes, pedindo campanhas também diferentes.

Por exemplo: A pessoa que acessa via desktop na grande maioria das vezes tem mais tempo para navegar do que quem está no smartphone. Além disso, o espaço de visualização é maior e os níveis de distrações menores. Nesse caso, seria mais inteligente destinar campanhas mais objetivas e limpas aos acessos via smartphone e anúncios mais explicativos e persuasivos com a presença de mais texto para dispositivos fixos.

A ideia é entregar uma melhor experiência para o usuário, mantendo a qualidade da informação, independente, do dispositivo de acesso.

Segmentação por Contexto

Essa opção de segmentação é impressionante, isso porque o Google te dá a chance de atrair mais tráfego de qualidade e, consequentemente, gerar mais conversões. Ela restringe a exibição dos seus anúncios aos sites parceiros do Google, ou seja, na Rede de Display. Esses sites são qualificados e mais, geralmente eles tratam de assuntos relacionados às suas campanhas. Eles trabalham no sistema Adsense, também do Google, onde espaços publicitários são colocados à disposição para que anunciantes do Adwords possam divulgar suas campanhas.

Funciona mais ou menos assim:

Imagine que você anuncia maquiagens. Ao definir a sua segmentação por contexto, suas campanhas começarão a ser veiculadas em sites e blogs que tratam de assuntos relacionados a maquiagens. Será necessário que você dê uma boa avaliada nesses sites a fim de liberar a exibição de seus anúncios apenas em sites e blogs relevantes. Caso contrário, você poderá ter uma perda significava na qualidade de seu tráfego. Então, sempre que você perceber que o seu anúncio está rodando em um site de baixa qualidade ou que está incompatível com o que você anuncia, adicione-o em sua lista negativa.

E ai, curtiu entender um pouco mais sobre as segmentações do Google Ads? 😁 Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais e aqui no blog. Sempre teremos conteúdo fresquinho para você!

Fonte: Tiago Tessmann

#GoogleAdwords #GoogleAds #Segmentação #redessociais #estratégia #meiodigital #marketing #estrategias #digital #midiasocial #facebook #redesocial #agencia #marketingestratégico #marketingdigital

50 visualizações

(47) 99666-1092 ou clique aqui para abrir no WhatsApp

contato@alho-poro.com

De seg. a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h

Atendimento em todo o Vale Europeu

Acompanhe nosso trabalho também em:

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone