• Nauana

Cinco ingredientes para um logo de sucesso


Antes de tudo vamos entender o que é esse tal de logotipo. Podemos te explicar que é um conceito amplamente utilizado pelas área de design, publicidade, marketing e afins. Logotipo, ou simplesmente logo, diz respeito à representação de elementos gráficos ou visuais, que servem para identificar uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço. Parece complexo, não é mesmo? E é mesmo. O seu logo é o primeiro contato que seu cliente vai ter com o seu negócio. Entenderam o tamanho da responsa?

Mas e aí, como fazer um bom logotipo? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não nasce ao acaso. Ele é construído levando em conta diversos fatores, da tipografia às cores, natureza do símbolo e por ai vai. A verdade é que não existe mágica. Mas podemos indicar alguns ingredientes imprescindíveis para que um logo se torne "LEGENDARY".

O primeiro ingrediente e um dos mais importantes: Cor. A escolha das cores certas, impacta diretamente no resultado e na percepção que os clientes terão de um determinado logo. Antes de escolher as cores, é preciso levar em consideração a área de atuação, o público-alvo, o tipo de serviço que a marca oferece, como esse público se relaciona com a cor em questão, quais os sentimentos que a cor desperta no público e como esses sentimentos se relacionam com o processo de identificação da marca.

O segundo ingrediente é a simbologia! O cérebro reconhece e memoriza primeiramente as formas. Ele absorve informações, faz associações e atribui valores à determinados símbolos, baseando em nossas experiências e vivência do mundo. A escolha de símbolos corretos e precisos ajuda o público a interagir com o logo.

O terceiro ingrediente é a tipografia. É a parte essencial de qualquer marca. É possível termos um logo que seja apenas tipográfica (somente letras), mas não é possível que tenhamos uma logo que seja apenas um símbolo. Em dado momento você precisa comunicar ao mundo quem você é, qual o seu nome. E a tipografia entra justamente aí.

O nosso quarto ingrediente é o "menos é mais". Simplicidade é sempre bem vindo na hora de criar um logo. Mas é bom não confundirmos simplicidade com falta de criatividade. Logos inesquecíveis são simples não por apenas ser, eles são simples pois eles transmitem apenas o necessário. E isso se chama eficiência quando o assunto é logo.

E a nossa cereja no bolo, nosso último ingrediente é a flexibilidade. O mundo está evoluindo muito rápido, todos os dias surgem novas maneiras de se comunicar, de expor e de vender. Uma marca deve se adaptar. Adaptar-se significa estar presente nos mais diversos meios e ser reconhecível em todos eles. Marcas memoráveis compartilham flexibilidade, são fáceis de manusear, ficam bonitas onde quer que estejam, qualquer seja a aplicação.

E aí? A sua marca tem tudo isso? Não fique triste se a resposta for não. Nós podemos te ajudar é só marcar um café que te explicamos tudo!

#logotipo #logo #identidadevisual #marketingdigital #marketingestratégico #paletasdecores #tipografia

0 visualização

(47) 99666-1092 ou clique aqui para abrir no WhatsApp

contato@alho-poro.com

De seg. a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h

Atendimento em todo o Vale Europeu

Acompanhe nosso trabalho também em: