O Facebook anunciou o Shops, um novo recurso que pretende colocar mais negócios no formato online tanto no Facebook quanto no Instagram durante a atual crise da Covid-19. A novidade foi apresentada por Mark Zuckerberg em uma videoconferência, e definida pelo CEO como uma alternativa para os pequenos negócios que estão sendo atingidos pela crise econômica causada pela pandemia.
O Facebook Shops funciona como uma vitrine na qual as empresas podem listar seus produtos possibilitando seus clientes realizarem as compras diretamente no Facebook. O recurso também coloca o Facebook mais próximo de concorrer diretamente com outras plataformas de compras online já estabelecidas, como eBay e Amazon. O Instagram já tem um recurso similar de compras e assim como no Facebook, o Instagram Shop será um botão permanente na barras de navegação.
“Se você não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos online e enviá-los para as pessoas. Estamos vendo muitas pequenas empresas que nunca tiveram negócios online entrar pela primeira vez“, comentou Zuckerberg.
A promessa é de melhorar a experiência padrão de comércio na web, armazenando as informações de pagamento dos usuários em um único local que eles poderão usar em qualquer loja do Facebook ou Instagram. Atualmente, existem mais de 160 milhões de pequenas empresas usando os aplicativos do Facebook. O Facebook também está trabalhando para integrar programas de fidelidade às lojas. “Você poderá ver e acompanhar facilmente seus pontos e recompensas. E estamos explorando maneiras de ajudar pequenas empresas a criar, gerenciar e exibir um programa de fidelidade nas lojas do Facebook”, diz a empresa em um comunicado oficial em seu blog. O Shops já está disponível no Facebook nos Estados Unidos e chega aos outros países nas próximas semanas. Já no Instagram, a ferramenta será liberada um pouco mais tarde.
Comments