• Duda

Atenção, curtidas não significam vendas!


Se você acha que o número de curtidas é a coisa mais importante para analisar o desempenho da sua página, você é vaidoso! Isso por que existem muitos termômetros para saber se o seu negócio vai bem ou se está esfriando (⛄️). Existem métricas de vaidade que parecem importantes, mas que não contribuem diretamente para o objetivo final: vender! A gente vai te explicar nesse post tudo o que você precisa saber para não ser mais simples admirador de curtidas! 😁

Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade em mensurar os resultados, permitindo sempre renovar e melhorar a campanha. Essa medição é realizada baseada em números que indicam a performance de determinado anúncio ou ação de marketing, as famosas métricas. Esses números dão origem aos KPI's para o marketing digital, um conjunto das principais métricas que serão analisadas na campanha.

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos.

Para escolher um bom KPI ele deve ser, primeiramente, relevante para o seu objetivo. Ele é intrinsecamente ligado ao objetivo porque medem a performance de cada um deles. Ou seja, indicadores errados mostram performances erradas.

A gente imagina que você já sugeriu utilizar a quantidade de curtidas ou comentários no Facebook/Instagram como um indicador. Mas a partir de hoje, vamos combinar uma coisa? Não faça mais isso! 😡

Exemplificando

Eu tenho um restaurante.

Vamos olhar neste momento somente para os meus fãs (todos que curtiram minha página). Esquecerei de todas as outras interações que acontecem em minha página. (Se fossemos pegar esses usuários também, você ficaria ainda mais triste após fazer a conta abaixo 😉).

A pergunta que devo fazer: Cada um desses fãs vem pelo menos 1 vez ao mês consumir no meu restaurante? Para saber isto a conta é simples: Se você tem 10.000 fãs, e tem o restaurante aberto 6 dias na semana, é só dividir 10.000 por 26 = 384. Se ter fãs fosse algo relevante, eu teria que ter todos os dias 384 pessoas entrando e consumindo em meu restaurante.

Então para qual métrica devo olhar?

• Para e-commerce: acessos ao seu site através das redes sociais;

• Para locais físicos que atendem ao fluxo de pessoas (lojas e restaurantes): cliques em “como chegar”, “cliques no telefone” e isso linkado à curtidas, comentários e mensagens inbox.

Outra solução interessante é ter um CRM e cruzar as informações de pessoas que estiveram na sua loja com as pessoas que interagem com as suas redes sociais através dos e-mails e/ou celulares;

• Para consultórios e outros locais que atendem com hora marcada: cliques no telefone das redes sociais e acessos ao site que vieram através das redes sociais.

https://marketingdeconteudo.com/kpi/

#meiodigital #marketing #estratégia #negócios #dicassociais #marketingdigital #alhoporomkt #marketingestratégico #facebook #redesocial

26 visualizações

(47) 99666-1092 ou clique aqui para abrir no WhatsApp

contato@alho-poro.com

De seg. a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h

Atendimento em todo o Vale Europeu

Acompanhe nosso trabalho também em:

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone